top of page

Neuropsicologia

Avaliação Neuropsicológica: Uma revisão da literatura

Gabriela Costa Moura e Colaboradores

A avaliação neuropsicológica é um tipo de avaliação psicológica apropriada para casos em que há disfunções funcionais relacionadas a um problema neurológico. Este trabalho tem como objetivo investigar sobre a avaliação neuropsicológica e sua relação com os conhecimentos da neurociência, psicodiagnóstico e neuropsicologia. A metodologia é a revisão de literatura, através da pesquisa de trabalhos publicados na base de dados Scielo a partir dos descritores “Avaliação Neuropsicologia”, “Neuropsicologia” e “Neurociência”. Alguns livros foram utilizados também a partir das referências dos artigos. Em geral, o neuropsicólogo utiliza instrumentos, como os testes psicométricos e neuropsicológicos, com o intuito de coletar dados mais objetivos, tanto acerca das funções comprometidas, quanto das funções preservadas, no entanto, não se limita aos mesmos. Apesar de sua relevância e difusão, a avaliação neuropsicológica é uma temática que deve ser mais explorada e investigada; a maioria dos trabalhos publicados são diretivos à contribuição da avaliação neuropsicológica de determinadas patologias e/ou públicos. Evidencia-se, portanto, a urgência na produção de mais estudos na área. Percebe-se que a evolução das neurociências poderá contribuir substancialmente no processo de avaliação neuropsicológica pois, a partir desta tem-se o avanço na compreensão do funcionamento cerebral. Para maiores esclarecimentos e compreensão acerca da avaliação neuropsicológica, uma cartilha, elaborada pelo sistema de conselhos de psicologia, já seria um grande passo.

A reabilitação neuropsicológica sob a ótica da psicologia comportamental

Livia Maria Martins Pontes
 

Maria Martha Costa Hübner

A reabilitação neuropsicológica é um dos componentes do tratamento de clientes com lesões cerebrais e/ou distúrbios neurológicos e neuropsiquiátricos. Os programas de reabilitação podem se beneficiar do emprego de procedimentos comportamentais, principalmente porque a ciência da análise do comportamento dispõe de ferramentas valiosas para a modificação do comportamento e o auxílio nos processos de aprendizagem. Este artigo objetiva discursar sobre a interação entre as áreas de reabilitação neuropsicológica e análise do comportamento. Inicia-se esta empreitada apresentando o que é a reabilitação neuropsicológica, passando pela clarificação do emprego de procedimentos comportamentais tanto na avaliação como na reabilitação neuropsicológicas e quais os cuidados necessários na preparação de um programa. Objetiva-se, assim, despertar o interesse pelo desenvolvimento de novos estudos neste vasto campo e chamar a atenção dos neuropsicólogos para a importância da aquisição de conhecimentos básicos em análise do comportamento.

Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica: Desenvolvimento Histórico e Perspectivas Atuais

Amer Cavalheiro Hamdan
 

Ana Paula Almeida de Pereira
 

Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi

Este artigo tem por objetivo, a partir da compreensão histórica de como o campo da Neuropsicologia se constituiu, propor diretrizes para a pesquisa em avaliação e a reabilitação neuropsicológica no Brasil. A história da Neuropsicologia é apresentada através de três grandes temáticas: hipótese cardíaca versus hipótese cerebral, localizacionismo versus holismo e funcionalismo versus cognitivismo. Estes temas influenciaram as pesquisas em Neuropsicologia e delimitaram as práticas atuais na área. O presente artigo enfoca dois temas importantes na atualidade da Neuropsicologia, especialmente no Brasil: primeiro, o tópico da avaliação neuropsicológica no contexto do desenvolvimento humano e, segundo, a temática da reabilitação neuropsicológica em diversos grupos. O estudo sobre as diferenças no funcionamento cerebral nas diferentes faixas etárias, crianças e idosos é brevemente apresentado como campo relevante para a construção teórica e prática da neuropsicologia. Finalmente, as dificuldades encontradas em implementar intervenções em reabilitação no Brasil são discutidas.

Compreensão e avaliação do TDAH: possíveis interlocuções entre as abordagens neuropsicológica e analítica comportamental

Rauni Jandé Roama Alves

Esse artigo objetivou apresentar algumas reflexões sobre conceituação e avaliação psicológica do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) sob as visões neuropsicológica e analítica comporta- mental. Por meio de análises teóricas, foram realizadas interlocuções entre as duas abordagens, tendo como referência publicações de ambas as áreas sobre o transtorno. Em relação à neuropsicologia, verificaram-se possíveis envolvimentos do TDAH com alterações funcionais e neuroquímicas do sistema nervoso central, e frequentes estudos cognitivistas com as denominadas funções executivas. Em análise do comportamento, verificaram-se especulações sobre o envolvimento do comportamento verbal, do comportamento governado por regras e do comportamento de autocontrole. Verificou-se que as duas abordagens aplicadas conjuntamente podem apresentar contribuições significativas ao processo avaliativo do transtorno: a neuropsicologia, por meio de instrumentos e análise clínica dos critérios diagnósticos; e a análise do comportamento, por meio da análise funcional. As interlocuções foram possíveis, tanto conceituais quanto no processo de avaliação.

bottom of page